Fases do Onboarding

Fases do Onbarding

O processo de completo de onboarding da Legiti (depois da assinatura do contrato até a utilização da Legiti em produção) é composto por 4 fases. Nem todas as fases possuem integração de código própriamente dita, mas é importante que você esteja ciente delas para entender o processo inteiro. Importante lembrar que esse processo será revisado junto ao cliente durante a reunião de kick-off da integração.

Overview

Timeline Completa de Integração
Como dito acima nem todas as fases nessa imagem são de código ou necessitam de intervenção de um desenvolvedor, porém fazem parte do onboarding completo com o produto da Legiti. Segue uma explicação mais detalhada de cada parte:

Data Dump

O data dump é uma fase importante do processo da Legiti para criação de um modelo personalizado para o cliente. O data dump nada mais é do que enviar, em um formato padronizado, dados de pedidos, usuários e fraudes passadas para que o time da Legiti consiga começar a criar um modelo personalizado baseado nos dados do cliente. Vale ressaltar que é interessante que a Legiti receba o data dump o quanto antes, pois sem ele não é possível começar a trabalhar no modelo do cliente e pode acabar atrasando a entrada em produção.
Por último, seguem os dois modelos de data dump padronizados da Legiti (um para clientes com sellers e outro para cliente sem seller):
  • Data dump para clientes sem sellers - modelo
  • Data dump para clientes com sellers - modelo
É imperativo salientar que o dump deve ser enviado no padrão/formato correto, pois caso contrário seu processamento pode levar muito tempo e atrasar a entrada em produção da solução da Legiti.

Frontend e Backend

Esse é o período realmente integração de código. Durante essas fases, será integrada as SDKs de coleta frontend da Legiti com aplicativos/sites do cliente, como também será feita a integração da API backend da Legiti com a plataforma do cliente. Apesar dessas fases aparecerem como sequenciais na imagem elas podem ser feitas em paralelo, porém caso não seja possível recomendamos iniciar pelo frontend, pois não existe backfill para esses dados. Você consegue encontrar mais informações sobre as SDKs frontend aqui e sobre as APIs aqui.
Para tentar diminuir ao máximo erros/problemas de integração, serão feitas as seguintes reuniões entre o cliente e o time da Legiti:
  • Reunião de Kickoff: Antes de começar qualquer uma das fases será feita uma reunião de 15/20 minutos entre a Legiti e desenvolvedor responsável pela integração para passar uma visão um pouco mais detalhada do trabalho a frente. Especialmente passando por pontos de atenção na integração
  • Reunião de Homologação: Ao fim da integração de cada parte (backend e frontend) será feita uma reunião, entre Legiti e o desenvolvedor responsável, para homologar que a integração está correta. Durante essa reunião serão passados diversos casos de teste para certificar que os dados estão chegando corretamente a Legiti. Vale ressaltar que enquanto a integração não passar pela homologação não será possível fazer deploy da integração como também avançar para próxima fase do onboarding

Live Testing

O período de Live Testing se inicia assim que o cliente fizer o deploy da integração em produção. Esse é um período destinado à correção de possíveis bugs de integração que não foram detectados na homologação, pois geralmente necessitam de uma massa maior de dados trafegando para serem percebidos. Durante essa fase a Legiti receberá todas as transações do cliente, mas não retornará decisões para elas. Vale ressaltar que, nessa fase, a equipe da Legiti estará próxima ao time de desenvolvimento para confirmar que os dados estão chegando corretamente e solucionar quaisquer possíveis problemas.

Data Dump de Backfill

Será pedido pelo time da Legiti um novo data dump, no mesmo formato do primeiro, para cobrir o "buraco" de dados entre o recebimento do primeiro data dump e recebimento dos primeiros dados pela API. Além disso, esse data dump também serve para corrigir possíveis erros de dados do primeiro.

Ghost Mode

Durante este período, a integração já estará em produção, assim como no Live Testing, e os modelos da Legiti estarão analisando todas as transações, porém sem retornar as decisões (retornarão unavailable), também como no Live Testing. Essa é uma fase em que o time da Legiti, junto com o cliente, continuamente avalia os resultados do modelo para otimizar a política de risco que mais se enquadra com o momento do cliente. Vale ressaltar que esse período só se inicia quando o data dump de backfill for recebido e tratado pela Legiti.

Go-live

Assim que o cliente juntamente com a Legiti decidir que é o momento de começar a utilizar as decisões da Legiti em produção, será feita a mudança de chave do lado da Legiti em uma data já pré alinhada com o cliente para o retorno a API começar a retornar valores de decisões. Vale ressaltar que será feita uma rápida homologação antes da mundança de chave para certificarmos que as decisões retornadas pela Legiti serão utilizadas.

Dúvidas

Em caso de qualquer dúvida relacionada ao processo não deixe de falar com o time de integrações da Legiti.
Last modified 3mo ago